HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE CHIADOR

Os primórdios da povoação do Município de Chiador datam por volta do ano de 1842, com a chegada do português Antônio Joaquim da Costa, vindo em busca de terras para cultura. Partindo da Vila de Barbacena, acompanhado de sua família e grande número de escravos, instalou-se nas proximidades das matas que margeavam o rio Paraíba do Sul. A primeira capela foi construída pelos escravos e logo após, autorizados a erguer, à volta dela, seus ranchos, formando-se o povoado Santo Antônio dos Crioulos. Posteriormente, o fazendeiro Antônio Joaquim da Costa alforriou inúmeros escravos, concedendo-lhes glebas de terrenos para o plantio de lavouras e derrubadas de matas. A partir daí, novos pioneiros aportaram ao lugarejo que se desenvolvia, graças também à pecuária que tomava vulto. Veio a seguir, a estrada de ferro (Central do Brasil), propiciando o escoamento da produção local e recebimento de mercadorias diversas, implantando-se as indústrias de laticínio e cerâmica, e ocorrendo o comércio ativo com o Rio de Janeiro. O povoado cresceu e transformou-se pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, como Distrito de Santo Antônio do Chiador passando em seguida a chamar-se Chiador no dia 12 de dezembro de 1953 em virtude de sua emancipação.
O Município de Chiador está situado na Zona da Mata Mineira, sendo banhado pelos rios Paraíba do Sul e Paraibuna. Sua economia baseia-se na pequena lavoura (cana-de-açúcar, feijão e milho) e na pecuária bovina leiteira.
Integram o município: o Distrito Sede, o 2º Distrito – Penha Longa, o 3º Distrito – Sapucaia de Minas, além das localidades Parada Braga, Chiador-Estação, Tocaia e outras comunidades rurais.
- Sede: área urbana do município situado à 19 km do centro do Município de Três Rios e a 90 km do Munícipio de Juiz de Fora. Possui a maioria dos serviços de infraestrutura urbana.
- Distrito de Penha Longa: situado a 12 km da sede;
- Distrito de Sapucaia de Minas: situado a 26 km da sede;
- Localidade da Parada Braga: situado a 10 km da sede
O Município de Chiador/MG se estende por 252,9 km², sendo vizinho dos Municípios de Santana do Deserto/MG, Mar de Espanha/MG, Além Paraíba/MG, Sapucaia/RJ e Três Rios/RJ. Localiza-se a 19 km da cidade de Três Rios/RJ, interligando-se pela AMG 3075 - Rodovia Aécio Cunha, segundo censo demográfico do IBGE/2010, o município possui 2.671 habitantes, sendo 53% na área urbana e 47% na área rural.
Como meio de transporte, contamos com as linhas de ônibus intermunicipais e serviços de táxis particulares.
O Município é atravessado pela Linha Auxiliar da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, onde sua estação ferroviária (datada de 1869) e inaugurada por Dom Pedro II, é um ponto turístico muito frequentado pelos visitantes. Também possui belas cachoeiras, além de estradas secundárias propícias à prática de trilhas com motos, montain bike e trekkine. Algumas festas tradicionais atraem pessoas de toda a região como exposição agropecuária, festa da primavera, cavalgadas e boi na brasa.
Também é contemplado com uma diversidade e um grande potencial turístico, vindo desde atrativos naturais, culturais, esportivos, religiosos e de lazer, podendo citar as belas cachoeiras do Abrigo, Barra Mansa, entre outras. Possuímos estradas secundárias propícias à prática de trilhas com motos, montain bike e trekkine e, tendo como cartão postal o Morro do Cruzeiro.
Possuímos diversas grutas, inclusive uma contemplada com pinturas rupestres e, achados de peças da cultura de povos que habitavam ali, como a Toca do Índio. Construções aparentemente da época colonial localizada nos Alpes e as ruínas da Estação Ferroviária de Chiador Estação e as Igrejas distribuídas por toda a região do município também fomentam o turismo cultural e religioso.
O Município de Chiador acolhe a todos que querem sair do frenesi dos grandes Centros, com sua tranquilidade, habitantes receptivos e calorosos.

RELAÇÃO DE PREFEITOS MUNICIPAIS

• Prefeito José Luiz de Vasconcelos - 1955 - 1958
• Prefeito Luiz Gonzaga Vilella - 1959 - 1962
• Prefeito Gualter Machado Eiras - 1963 – 1966