Vigilância Sanitária Municipal e CIESP fazem ação educativa no comércio de Chiador
A medida, além de estar dentro da normalidade, garante segurança alimentar aos consumidores.
Publicado em 29/05/2025 09:27
Visando a promoção e a proteção da saúde da população de Chiador, a Vigilância Sanitária Municipal e o Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP) realizaram, na terça-feira (28), uma ação educativa no comércio da cidade.
A visita passou por estabelecimentos de varejo para orientar os proprietários sobre a importância de comercializarem apenas produtos de origem animal (carne, ovo, leite, mel, queijo, peixe etc) com selo de inspeção municipal, estadual, federal ou artesanal. A medida, além de estar dentro da normalidade, garante segurança alimentar aos consumidores.
Também foi reforçada a proibição da venda de saneantes em garrafas pets, pois são vasilhames reaproveitados que, com o tempo e a exposição, perdem parte da composição interna, enganando o consumidor e colocando a saúde de todos em risco.
- Você, comerciante, fique atento aos produtos revendidos, para não ter nenhuma penalidade;
- Você, cliente, procure sempre o selo de inspeção nos produtos comprados, para proteção da sua saúde e;
- Você, produtor, procure a Vigilância Sanitária Municipal para regularizar seus produtos, obtendo segurança a si próprio e garantindo licença de venda, até internacional.
Com o selo municipal, obtido na Secretaria Municipal de Agricultura, você pode comercializar seus produtos dentro do município. Com o selo estadual, obtido através do IMA, o produtor tem comercialização liberada em todo o estado de Minas Gerais. Já com o selo federal, emitido pelo Ministério da Agricultura, é possível até importar os produtos. Em caso de produto artesanal, a forma legal de comercialização é com o selo ARTE.
Tanto a Vigilância Sanitária quanto o CIESP oferecem apoio e encaminhamento para regularização. Outras informações podem ser obtidas presencialmente, na Rua Dr. Sérgio de Oliveira Sabino, n° 5, Casa 2, em Chiador, ou pelo número (32) 98403-8531.
por Assessoria de Comunicação